Spitz Alemão

RAÇA SPITZ ALEMÃO (LULU DA POMERANIA)

Custom Image

O Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão Anão, é um cão de pequeno porte com uma postura muito elegante, animado, saltitante, corajoso e bastante ativo.

Trata-se de um cão muito curioso, autoconfiante, inteligente, ansioso para aprender e extremamente leal ao seu dono e a todos que convivem com o ele.
O Lulu é sem sombra de dúvidas um ótimo companheiro muito afetuoso, peculiaridade essa que encanta todos os que tem a oportunidade de conhecer essa raça. Outra característica interessante dessa raça é a sua independência, diferente de outros cães de raças de pequeno porte.
Assim como todos os animais os cães necessitam de carinho e paciência em sua adaptação, uma grande vantagem dessa raça é a sua rápida adaptação e docilidade com outros animais domésticos. Outro ponto interessante é a sua longevidade, esses pequenos cães podem viver aproximadamente 15 anos.

CUIDADOS COM A RAÇA
Os cuidados necessários com o Lulu da Pomerânia no verão. Como se trata de uma raça oriunda de regiões extremamente frias, possuem uma pelagem densa, consequentemente na estação mais quente ou regiões predominantemente quentes, traz um desconforto muito grande para o cão.
É necessário uma escovação em sua pelagem de no mínimo 3 vezes por semana. O ideal é criar o hábito de escovar o cão desde de filhote tornando o processo muito mais simples e prazeroso.
A troca de pelos dessa raça acontece de forma sazonal, ou seja, duas vezes ao ano. Banhos deverão ser dados apenas quando necessário.
Com uma boa higienização nos olhos e ouvidos, assim como a escovação frequente é suficiente para manter seu PET Limpo e elegante característica marcante dessa raça.
TROCA DE PELO
A troca de pelos nos spitz são comuns, tem início a partir de 70 dias após o nascimento e podendo se estender até os oito meses de idade do cão. Em alguns casos a queda é mais branda, porém em outros é um pouco mais severa.
Durante o processo de troca de pelos alguns animais apresentam uma pequena modificação em sua aparência, na coloração e densidade dos pelos mas nada que possa ser motivo de preocupação ou uma descaracterização da pureza da raça. A pelagem de um spitz só estará completa aos 18 meses após o nascimento.
Um ponto importante que deve ser levando em consideração relacionado ao pelo.
Evite o uso de condicionador pois o mesmo pode deixar a pelagem muito lisa, Importante frisar que, quando a tosa é realizada por tesoura, aparentemente não ocasionará mudança na pelagem, mas, a partir da segunda ou terceira tosa o pelo começa apresentar sinais de eriçamento (para cima).
O intervalo entre as tosas variam muito de cão para cão, pode ser mensal ou por quinzena, MAS LEMBRE-SE, ESSA TOSA SÓ DEVERÁ SER FEITO NAS PONTAS DOS PELOS, SEM ATINGIR O SUB PELO, evitando a Alopécia.
Caso seu cão esteja apresentando alguns sinais de alopecia, não se preocupe, é comum da raça passar pela troca de pelagem, e lembrando que essa pelagem só estará completa aos 24 meses.
Adultos também trocam de pelos duas vezes ao ano, essa troca não é tão grande quanto a dos filhotes, mas ocorre duas vezes ao ano, geralmente antes do verão e inverno.
As Fêmeas sofrem uma queda brusca após o parto, algumas tem uam queda de pelos bem severa chegando a ficarem "peladas", mas isso não é indicador que o cão não é de raça pura O ideal e usar uma escova para ajudar na retirada dos pelos velhos.
A imagem a seguir ilustra o processo de troca de pelos do Spitz Alemão.

Custom Image


Clique aqui para conhecer o padrão da raça Sobraci
Clique aqui para conhecer o padrão da raça
CBKC